por Shek Crowley, 20/01/2023, 13:08:00. | Tags: Markenting pessoal,tecnica 5s | Views: 186

Um dos assuntos tendenciosos em 2022 é a segurança cibernética. De fato, com a facilidade no acesso a internet nos dias de hoje, sentir-se à vontade na internet passou de algo comum para uma preocupação para muitos internautas. Você faz parte desses internautas? Como melhorar a segurança de sua comunidade online, e por que deve se preocupar com isso?

Como contribuir com a segurança do meu fórum?

O maior inimigo de qualquer administrador é o vazamento de dados pessoais ou até informações que comprometam o acesso de seus utilizadores. Antes de saber como contribuir para melhorar a segurança de seus dados, é preciso entender quais fatores podem levá-lo a ter uma conta invadida.

Cuidar com downloads e links suspeitos é o primeiro fator que colocamos na lista. Nem todos procuram programas oficiais ou por softwares pagos por seus preços abusivos, e uma das escolhas do internauta é baixá-lo de forma ilegal. O cuidado deve ser redobrado, porque esses arquivos em formato ZIP ou até mesmo instaladores podem vir acompanhados com vírus ou códigos maliciosos inclusos nos programas.

Por experiência própria, em 2018 eu instalei um programa que julgava ser oficial, contudo, por um link suspeito que prometia ativação vitalícia do software, mas, infelizmente dias depois notei que arquivos importantes, como documentos pessoais e arquivos que julgava importante, foram zipados e uma senha foi atribuída à esses arquivos. Para liberá-los de novo, eu teria que enviar um email para o “hacker” que criou o cavalo de tróia, pagar (via depósito bancário) R$ 200,00 reais para obter a senha dos arquivos zipados. Qual resultado disso? Formatei o computador e perdi outros arquivos que nem estavam infectados.


Módulos AntiSpam!

Aqui no blog abordamos muito sobre fóruns, pois, este é nosso foco. Outras plataformas podem permitir funções para isso, mas em Forumeiros os recursos de segurança são os módulos do AntiSpam. Esse FAQ explica melhor o funcionamento: http://ajuda.forumeiros.com/t45096-

Foto de Aumente a segurança de seu fórum (forumactif.com)

Se não tem costume de usar CSS em tabelas no seu fórum, então a sugestão é incluir um código “anti-owner” (como descreve os usuários do FdF), pois é a partir daí que mensagens nos tópicos passam a ser protegidos por qualquer engraçadinho que deseja incluir a tela preta nos tópicos. A dica é incluir um código deste tópico: http://ajuda.forumeiros.com/t62090-

Proteja a conta do fundador

Você sabia que seu email de fundação fica exposto ao criar um fórum? Na verdade isso é normal, afinal os internautas que desejam contatar o administrador ainda podem enviar um email pelo perfil ou grupo do usuário. Neste caso é altamente recomendável que você prive essa informação.

Foto de Aumente a segurança de seu fórum (forumactif.com)

A recomendação é impedir que usuários possam enviar e-mails, pois assim seu endereço eletrônico não fica exposto. Acesse o link “Perfil > Preferências >” e desative a opção "Autorizar os membros a me contatar por email". Ela evita que o email do fundador seja exibido na página dos grupos e nos tópicos.

Foto de Aumente a segurança de seu fórum (forumactif.com)

Outra ideia legal é usar a conta fundadora somente para modificação de templates. Ou seja, crie uma conta à parte e use-a para sua comunidade, deixando a conta do fundador inoperante, sem postar tópicos. Parece loucura, eu imagino, mas dessa forma você assegura que ninguém além de você terá possibilidade de modificar nada dos templates ou gastar seus créditos.

Conclusão

Por fim, outro fator é cuidar com links compartilhados na web, seja em dispositivos móveis quanto em tópicos. Tudo precisa ser avaliado, pois, a perda de audiência é decorrente de situações que influência um usuário a destruir sua comunidade porque você deixou.