por Shek Crowley, 26/05/2023, 02:01:47. | Tags: SEO,divulgacao,primeiros resultados,rich snippets | Views: 172

Se posicionar em locais de destaque é um fator que pode mudar como um negócio ou marca é vista por um tipo de público, e como fazer tal feito sempre gera mais perguntas do que respostas. Será que você precisa se preocupar com o SEO do seu fórum ou blog, ao ponto de ‘incomodar’ os buscadores? Na realidade, eles sabem que você existe?

1) Tempo de carregamento

Ninguém merece entrar em um site que demora a carregar, certo? Investir em como os dados são exibidos, principalmente no design da página pode mudar tudo. Afinal, o tempo de carregamento é basicamente o tapete de entrada, não só dos motores de busca mas dos internautas. Isso quer dizer que se preocupar com esse fator é muito relevante. A dica desse ponto é ficar de olho na resolução de imagens e nos impactos que ela tem em diferentes dispositivos, cujo a internet pode variar de acordo com o plano do usuário, ou até em computadores com redes que transmitem dados mais rápido.


Ainda falando do tempo de carregamento, é cuidar dos links externos de bibliotecas de scripts ou CSS incorporadas no site para melhorar o design. Tente usar o CDN (Content Delivery Network) de sites confiáveis ou prefira alojar no seu próprio servidor. O risco disso é que se houver muitas visitas, isso pode sobrecarregar seu site, e fazê-lo ter quedas. Outra dica importante é pensar no uso de imagens no formato .webp, adotado pelo Google e outros motores de busca, que visam melhorar a qualidade das imagens na web.

2) Links diretos ou indiretos

A sugestão que damos para esse segundo ponto é ter parcerias firmes ‘que nem vara de goiaba’. Na verdade, links diretos ou indiretos revelam aos motores de busca que em outros sites tem seu link. O lado benéfico disso é que o motor de busca pode interpretar que seu site realmente tem um conteúdo muito relevante para ser referenciado em outros domínios completamente diferentes. A parte chocante é que isso é vantajoso para você e seu parceiro, porque o mesmo link de seu site no de seu parceiro, será compreendido se ocorrer ao contrário. Isso é caracterizado de ‘Link Building’.

Os sites do tipo ‘diretórios de links’ são excelentes meios de compartilhar seu link pela web, porque fornecem um método avaliativo e analítico aos motores de busca, por meio do schema, dados estruturados e até rich-snippets. Exemplo disso é o PUBLIPOS, directorydice, samsdirectory, entre outros.

3) Palavras-chave chamativa

Parece óbvio, mas é um ponto que muito administrador se perde. Escolher a palavra chave que mais se aproxima do seu conteúdo é uma tarefa fácil, principalmente quando você sabe qual objetivo do seu site, blog ou fórum. A meta de palavras chave ajudam os motores de busca a saberem exatamente sobre qual assunto seu site aborda, ou pelo menos, determinar os tópicos (ou então, pontos centrais) que ele trata.


A dica é usar o Google Trends para descobrir quais palavras chaves são mais pesquisadas dentro da categoria do seu site. Dessa forma, use-a para ter mais visitas. No fim, a tag de palavra chave pode causar penalidade se usada de forma errada, então tome cuidado.

4) O conteúdo importa

Falamos disso em outro artigo, lembra? O ‘main content’ da sua comunidade define como ele é exibido no maior buscador, o Google. O E.A.T veio para ficar, e a depender do conteúdo do site, blog ou fórum, seu conteúdo precisa ter relevância na pesquisa para ter destaque na próxima vez que pesquisarem por determinado assunto. É importante lembrar alguns aspectos que podem ajudá-lo neste tema, como a forma de escrita, uso de gírias do tipo, “p (para), dps (depois), vlw” prejudica como um motor de busca pode impulsionar seu conteúdo.


A melhor forma é usar os Documentos do Google ou Word do seu computador para escrever textos e evitar erros de escrita. Não adianta ter um main content de qualidade, mas o título da página, descrição ou palavras chaves serem pobres. Para isso existe o EAT.

5) Publicidade paga e redes sociais

De nada adianta só ter conteúdo, balizas meta no cabeçalho e não investir no seu próprio negócio (projeto). Entenda que as redes sociais vieram unir as pessoas, e usá-las a seu favor pode favorecer seu conteúdo. Use as mídias sociais para alcançar as pessoas, com as ferramentas de publicidade que visam atingir o público-alvo específico.


Por fim, a ideia é sempre inovar. Investigar na internet as melhores maneiras de manter o site bem posicionado é o fator decisivo para seu conteúdo explodir. Você pode explorar mais sobre SEO aqui no blog. Siga para este link: Artigos sobre SEO.